18 de mar. de 2008

Aula Plástica 18/03/2008

A aula de hoje foi dividida em duas partes. A primeira contemplou a análise de alguns blogs dos alunos da disciplina. A segunda parte constituiu-se da participação em uma conferência do IEAT, onde o professor e coordenador da disciplina, José dos Santos Cabral Filho, participou como membro debatedor da mesa.

Uma análise prévia de todos os blogs já diagnosticara o que as apresentações confirmaram: os alunos ainda não utilizam a ferramenta em todas as suas possibilidades e, muito menos, extrapolam seu uso. A maioria entendeu o blog como um dispositivo para publicação dos trabalhos (o que não deixa de ser), mas não compreendeu o pontencial que a ferramenta apresenta e como a investigação permanente desta pode contribuir para o desenvolvimento e amadurecimento dos trabalhos.

Para que a solicitação ficasse mais clara, foram mostrados três casos de sites (e blogs) que apontam alguns caminhos possíveis para a investigação dos blogs como uma ferramenta de compartilhamento e colaboração profissional e acadêmica em meio a um universo (internet) cada vez mais congestionado por conteúdo duvidoso e comercial.

O primeiro foi o site do grupo RE:COMBO, cuja origem remonta a Recife mas o alcance já ultrapassa todas as fronteiras. O Re:combo utiliza o site como uma plataforma de compartilhamento de informações e processos artísticos que proporciona a colaboração de qualquer indivíduo no processo de constituíção de manifestações artísticas, sejam elas músicas, vídeos, performances, shows etc.

O segundo exemplo mostrado foi o Interactive Architecture, que é um blog de Ruairi Glynn, um (ex) aluno da Bartlett School of Architecture (uma das mais renomadas escolas de arquitetura do mundo na atualidade), que é tornou-se uma referência importante para quem pesquisa sobre o assunto arquiteturas interativas.

O terceiro exemplo foi a Wikipedia. A Wiki é uma enciclopédia virtual que se constrói através da contribuição de qualquer indivíduo, que pode lançar um novo verbete e modificar os já existentes no intuito de melhorá-lo.

Três exemplos que funcionam muito bem para as suas áreas e que inspiram os aspirantes a arquitetos a pensar em formas de utilizar as ferramentas do mundo digital a seu favor no intuito de promover avanços no conhecimento e nas formas de se pensar a arquitetura no mundo onde os limites entre o virtual e o real tornam-se cada vez mais opacos.

Como utilizar o blog como uma plataforma de compartilhamento e colaboração?
Como esta ferramenta pode contribuir para o desenvolvimento da arquitetura?
Como o blog se inscreve na idéia do uso do computador que Alexandre Menezes coloca no seu texto?
O que está em jogo em tudo isso?

Essas são algumas das questões que só serão respondidas com um intenso e constante trabalho na e com a ferramenta.

Cristiano

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