4 de mar. de 2008

Ateliê Integrado de Arquitetura UFMG 2008/1


:: AIA – ATELIER INTEGRADO DE ARQUITETURA ::
Escola de Arquitetura da UFMG - 1º semestre de 2008




Plástica e Expressão Gráfica
Informática Aplicada à Arquitetura

Prof. José dos Santos Cabral Filho (coord.)
Monitor de Pós-Graduação – Cristiano Cezarino
Prof. Eduardo França
Prof. Gabriel Velloso


O objetivo geral do Atelier Integrado é permitir aos alunos recém ingressos no Curso de Arquitetura uma abordagem inicial e panorâmica das questões fundamentais inerentes à prática da arquitetura. Juntamente a uma instrumentação básica nas áreas de representação gráfica, serão enfatizados também os processos criativos no uso destes instrumentos. Da mesma forma, os alunos serão solicitados a abordar criticamente os elementos estruturantes do espaço arquitetônico em seus aspectos simbólicos, corporais, formais e técnicos.



01 :: Percepção ::

Objetivo [o estranhamento - mudar o olhar sobre a arquitetura]
Nesta etapa os alunos serão solicitados a trabalhar a percepção do meio ambiente construído, ou seja, o espaço arquitetônico e urbano. O objetivo é duplo, no sentido de instrumentalizar e através da aquisição de habilidades instrumentais específicas, adquirir também uma capacitação perceptiva. Esta compreensão crítica dos espaços visa capacitar os alunos a propor novos espaços e a intervir em espaços existentes.


Aula de abertura
“Arquitetura e novas mídias: da parede de tijolo à parede de fogo”

Workshops/atividades
• Percepção visual – desenho de observação, croquis, imagem digital
• Percepção sensorial - corpo, arquitetura e cidade/ construção do sentido
• Informática – o uso criativo dos softwares para expressão da percepção

Palestra
Ronaldo Macedo – Cenógrafo e artista plástico (a ser confirmada)

Visita
Museu de Arte da Pampulha

Livro Texto
“Lições de Arquitetura” – Herman Hertzberger

Texto de apoio - “Animação Cultural” – Vilém Flusser

Recursos de apoio na WWW (a ser levantado pelos alunos)

Cronograma (ver planejamento de aulas)

Trabalhos práticos (a serem detalhados oportunamente no blog da disciplina)
• Plástica - Ocupação performática de espaço escolhido na EA
• Arquitetura instantânea (Action architecture) – Ocupação e re-arranjo da sala de plástica
• Pasta com sequência de croquis
• Informática – Exercício do Word, Montagem do Blog
• Photoshop + Panorama + inserção de croquis


02 :: Proposição ::

Objetivo [criatividade - aguçar a imaginação]
Nesta etapa o aluno é solicitado a fazer uma proposição de uma intervenção física a ser executada no espaço analisado anteriomente (algum espaço sem uso da Escola de Arquitetura). A intervenção proposta deverá contemplar os espaços de acordo com suas qualidades de significação, de uso, qualidades formais e aspectos técnicos. Ênfase especial deverá ser dada à questão da interatividade no espaço arquitetônico, buscando alterar, requalificando ou enfatizando qualidades já existentes.

Aula de abertura
“Estratégias digitais – arquitetura e música eletrônica”


Workshops/atividades
• Técnicas de maquetaria
• Cor e composição (na arquitetura e na comunicação visual)
• Workshop de SketchUp / SketchUp criativo (apresentar o conceito e a idéia, modelamento da informação)
• Workshop de Director

Palestra
Prof. Stephane Huchet (a ser confirmada)
[Palestra sobre interatividade – Mateus Stralen]

Livro Texto
“O que é o virtual” – Pierre Levy

Texto de apoio
“Arquitetura como instrumento ético frente as tecnologias de disjunção espaço-tempo” - José Cabral Filho

Visita
Inhotim – Museu de Arte Contemporânea

Recursos de apoio na WWW (a ser levantado pelos alunos)
Site do Inhotim
Site de Christian Moeller

Cronograma (ver planejamento de aulas)

Trabalhos práticos (a serem detalhados oportunamente)
• Criação de Objeto Interativo – discutindo interatividade de base digital
• Maquete física da intervenção do espaço escolhido em escala pré-determinada
• Multimídia da proposição com maquete eletrônica, VR, fotos da maquete física, croquis, texto explicativo do conceito, etc.


03 :: Produção ::

Objetivo [construção - exercitar a habilidade de experimentação]
Nesta etapa os alunos serão solicitados a executar a intervenção proposta na etapa anterior. Ênfase especial será dada à re-elaboração da proposta em decorrência de fatores provenientes do próprio processo de produção, dos problemas encontrados e não previstos, das potencialidades descobertas no manuseio direto dos materiais e da montagem do intervenção.

Aula de abertura
“Manufatura digital e fabricação personalizada”

Workshops/atividades
• Teste de materiais – criação de protótipos
• Sensores, circuitos e mecanismos atuadores
• Execução da instalação
• Montagem final da instalação

Palestra
Palestra Ines Inke (Apresentação de suas instalações com discussão sobre o processo de produção das mesmas)

Texto crítico de apoio
Architecture in the digital age: design and manufacture – Branko Kolarevic

Visita
Atelier Máximo Soalheiro

Recursos de apoio na WWW (a ser levantado pelos alunos)
http://www.interactivearchitecture.org/

Cronograma (ver planejamento de aulas)

Trabalhos práticos (a serem detalhados oportunamente)
A instalação em um espaço da Escola é o trabalho da etapa comum a todas as disciplinas


04 :: Representação ::


Objetivo [escrever – registrar o objeto arquitetônico]
Nesta etapa os alunos serão solicitados a representar a intervenção após a sua montagem final, de forma a viabilizar uma possível re-montagem da mesma em um futuro não determinado. Deverá ser dada ênfase à legibilidade da informação, e sua autonomia (no sentido da mesma prescindir da presença dos proponentes para ser inteligível).

Aula de abertura
A crise do paradigma perspectívico – fim do desenho arquitetônico?

Workshops/atividades
SketchUp técnico
Director avançado – programação

Palestra
Arq. Ana Paula Baltazar (arquiteta, pesquisadora do IBPA, doutorando pela Bartlet – Londres)

Texto crítico de apoio
“O desenho hoje e seu contra-desenho” - Sérgio Ferro

Visita
Giramundo

Recursos de apoio na WWW (a ser levantado pelos alunos)

Cronograma (planejamento de aulas)

Trabalhos práticos (a serem detalhados oportunamente)
Elaborar dois tipos de representação da intervenção – um caderno técnico e uma multimídia de apresentação
Finalizar o portfolio

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Avaliação(a ser confirmado)

Participação (e provas): 10
Performance: 5
Arquitetura instantanea: 10
Objeto interativo: 10
Intervenção: 30
Caderno e Multimídia: 20
Portifólio: 15

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